Eleito

Denota em geral alguém escolhido ou tomado por preferência dentre dois ou mais; como um termo teológico é equivalente a “escolhido como o objeto da misericórdia ou favor Divino, como separado para a vida eterna”. A fim de determinar o significado da palavra mais precisamente, nós devemos estudar o seu uso tanto no Antigo Testamento como no Novo.

O Antigo Testamento

O Antigo Testamento aplica o termo eleito, ou escolhido, apenas aos Israelitas na medida que eles são chamados a ser o povo de Deus, ou são fiéis ao seu chamado divino. A ideia de tal eleição é comum no Livro do Deuteronômio e em Isaías 4066. Nos Salmos 104:6 e 43 e 105:5, os escolhidos são o povo hebreu na medida em que são os receptores das bênçãos temporais e espirituais de Deus; em Isaías 65:9, 15 e 23, eles são os Israelitas arrependidos, poucos em números “como quando se encontra sumo num cacho de uvas” (ibid., 8); em Tob., xiii, 10, eles são os Israelitas que permaneceram fiéis durante o cativeiro; em Sab., iii, 9, e iv, 15, eles são os verdadeiros servos de Deus; em Eclesiástico 24:4, 13 e 46:2, estes servos de Deus pertencem ao povo escolhido.

O Novo Testamento

O Novo Testamento transfere (exceto talvez em Atos 13:17) o significado do termo de sua conexão com o povo de Israel para os membros da Igreja de Cristo, seja militante na terra ou triunfante no céu. Assim 1 Pedro 1:1, fala dos eleitos entre os “estrangeiros espalhados” através de várias partes do mundo; 1 Pedro 2:9, os representa como “uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus”, chamados das trevas para a maravilhosa luz de Deus. S. Paulo, também, fala dos eleitos (Romanos 8:33) e descreve os cinco degraus de sua eleição: eles são distintos, predestinados, chamados, justificados e glorificados (loc. cit., 29, 30). Ele retorna à ideia de novo e de novo: 2 Tessalonicenses 2:12 sq.; Colossenses 3:12; Tito 1:1-2; 2 Timóteo 2:10. S. João dá o título de eleitos àqueles que lutaram do lado do Cordeiro contra os poderes das trevas (Apocalipse 17:14). De acordo com Lucas 18:7, Deus ouve o clamor dos seus eleitos por vingança; de acordo com os primeiros dois Evangelistas ele abreviará os últimos dias pelo bem dos eleitos (Mateus 24:22, 24, 31; Marcos 13:20, 22, 27).

Se perguntamos porque o nome eleito foi dado aos membros da Igreja Militante, podemos assinalar uma dupla razão: primeira, eles foram livremente escolhidos pela bondade de Deus (Romanos 11:5-7, 28); segunda, eles devem mostrar por sua conduta que eles são homens escolhidos (Efésios 4:17). Na sentença “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”, a última expressão apresenta uma palavra nos textos latim e grego que são em outro lugar traduzidas por eleito (Mateus 20:16; 22:14). É ponto pacífico que o termo se refere aos membros da Igreja Triunfante, porém há alguma dúvida quanto a se ela se refere à mera participação ou a um degrau mais exaltado. A distinção é importante; se a palavra implica a mera participação na Igreja Triunfante, então os escolhidos, ou aqueles que serão salvos, são poucos, e os não-membros da Igreja Triunfante são muitos; se a palavra denota um degrau especial da glória, então poucos irão atingir este patamar, e muitos falharão em atingi-lo, embora muitos sejam chamados a isso. A sentença “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” não define, portanto, a questão quanto ao número relativo dos eleitos e dos condenados; teólogos se dividem neste ponto, e enquanto Cristo e os Evangelhos insistem na importância e dificuldade da salvação das almas (Lucas 13:23, 24), ela alternativamente fortalece a nossa esperança e estimula nossos medos por não deixar qualquer base sólida nem para a presunção nem para o desespero.

Fontes

LESÊTRE em Dict. de la Bible (Paris, 1899), II, 1708 sqq.; MURRAY, Dic. da Bíblia (Nova Iorque, 1900), I, 678 sqq.; KNABENBAUER, Evang. secundum Matthæum (Paris, 1893), II, 178, 247; MONSABRÉ Conférences de Notre-Dame (1899), Conference VI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *