São Bartolomeu

Um dos Doze Apóstolos, mencionado em sexto nas três listas Evangélicas (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14), e em sétimo na lista dos Atos 1:13.

O nome (Bartholomaios) significa “filho de Talmai” (ou Tholmai) que era um nome hebraico antigo, carregado, p. ex. Pelo Rei de Gessur cuja filha foi uma esposa de Davi (2 Samuel 3:3). Isso mostra, ao menos, que Bartolomeu era de linhagem hebraica; pode ter sido genuinamente seu nome próprio ou simplesmente adicionado para distingui-lo como o filho de Talmai. Fora das passagens referidas, nenhuma outra menção do seu nome ocorre no Novo Testamento.

Nada mais é sabido sobre ele com certeza. Muitos estudiosos, entretanto, o identificam com Natanael (João 1:45-51; 21:2). As razões para isto são que Bartolomeu não é o nome próprio do apóstolo; que o nome jamais aparece no Quarto Evangelho, enquanto Natanael não é mencionado nos sinóticos; que o nome de Bartolomeu está acoplado com o de Filipe nas listas de Mateus e Lucas, e encontrado próximo a ele em Marcos, o que concorda bem com o fato demonstrado por S. João que Filipe era um velho amigo de Natanael e o levou a Jesus; que o chamado de Natanael, mencionado com o chamado de vários apóstolos, parece marcá-lo para o apostolado, especialmente desde a bastante completa e bela narrativa leva alguém a esperar algum importante desenvolvimento; que Natanael era da Galiléia onde Jesus encontrou a maioria, senão todos, os Doze; e finalmente, que na ocasião da aparição do Salvador ressuscitado na orla do Mar de Tiberíades, Natanael se encontrava presente, juntamente com muitos dos apóstolos que são nomeados e dois discípulos não nomeados que eram, quase com certeza, apóstolos da mesma forma (a palavra “apóstolo” não ocorrendo no Quarto Evangelho e “discípulo” de Jesus ordinariamente significando apóstolo) portanto, presumidamente, era um dos Doze. Esta cadeia de evidências circunstanciais é engenhosa e muito forte; o elo fraco é que, no fim das contas, Natanael pode ter sido outra personage na qual, por alguma razão, o autor do Quarto Evangelho pode ter tido um particular interesse, como ele teve em Nicodemus, quem do mesmo modo não é mencionado nos sinóticos.

Nenhuma menção a S. Bartolomeu ocorre na literatura eclesiástica antes de Eusébio, que menciona que Panteno, o mestre de Orígenes, enquanto evangelizava na Índia, ouviu que o apóstolo tinha pregado lá antes dele e tinha dado a seus convertidos o Evangelhoo de S. Mateus escrito em hebraico, o qual ainda era divulgado pela Igreja. “Índia” era um nome que cobria uma área muito vasta, incluindo até mesmo a Arábia Felix (ou Feliz). Outras tradições representam S. Bartolomeu pregando na Mesopotâmia, Pérsia, Egito, Armênia, Licaônia, Frígia, e nas margens do Mar Negro; uma lenda, é interessante notar, o identifica com Natanael.

A maneira da sua morte, que se diz ter ocorrido em Albanópolis na Armênia, é igualmente incerta; de acordo com alguns, ele foi decapitado, de acordo com outros, esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo, por ordem de Astíages, por ter convertido seu irmão, Polímio, Rei da Armênia. Em relação a esta última lenda, ele é geralmente representado na arte (p.ex. No Juízo Final de Michelangelo) como esfolado e segurando em sua mão a sua própria pele. Suas relíquias são supostas por alguns como estando preservadas na igreja de S. Bartolomeu-na-Ilha, em Roma. Sua festa é comemorada em 24 de agosto. Um evangelho apócrifo de Bartolomeu existiu nos tempos antigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *