Francis Xavier Haberl

Um historiador da música sacra, editor, nascido em Oberellenbach, na Baixa Baviera, 12 de abril de 1840; morto em Ratisbona, 5 de set. de 1910. Ele fez seus estudos clássicos e teológicos em Passau, Baviera onde foi ordenado padre em 12 de agosto de 1862. Demonstrando uma decidida aptidão para a música, foi dada a ele todas as oportunidades para o estudo da arte e foi confiado com a direção da música no seminário. De 1867 a 1870 Haberl residiu em Roma, onde ele atuou ativamente como mestre de coro na igreja nacional Alemã, Santa Maria del Anima, e também realizou pesquisas históricas e arqueológicas. De 1871 a 1882 ele dirigiu o coro da catedral de Ratisbona, sua incumbência formando um dos mais brilhantes períodos na história deste famoso instituto. Em 1874 Haberl fundou uma escola para músicos de igreja em Ratisbona, assim realizando o desejo de seus predecessores e colaboradores na causa da reforma da música de igreja. Esta escola, que começou com três professores, Dr. Haberl, Dr. Jacob e Canon Haller, e apenas três pupilos, se tornou desde então o centro onde padres e leigos de todos os países da Cristandade tinham ido para se equipar com o conhecimento necessário para executar medidas de reforma nas suas dioceses. Por sua previdência e conhecimento prático Haberl não apenas garantiu a permanência da escola num formato de doação, mas o construiu próximo à igreja, dedicada a Sta. Cecília, onde os pupilos tinham oportunidades de praticar o conhecimento que haviam adquirido na teoria. Em 1868 Haberl reeditou a versão Medicæa do canto gregoriano, e a Santa Sé declarou ao sua edição autêntica e oficial para a Igreja universal. Esta forma de canto foi eventualmente superada pela versão tradicional agora (no início do séc. XX) em curso de publicação sobe o nome de “Editio Vaticana”.

Como presidente da Sociedade de Sta. Cecília, cuja posição ele ocupou de 1899 até a sua morte, como editor de “Musica Sacra” e “Fliegende Blätter für Kirchenmusik”, o órgão oficial da sociedade, como o autor do “Magister Choralis”, agora na décima segunda edição, e de inumeráveis artigos de assuntos históricos, teóricos e científicos, mas especialmente como diretor da escola que fundou, Dr. Haberl foi sempre o campeão do espírito e autoridade da Igreja em assuntos musicais e um baluarte contra as tendências modernizantes dos dias atuais. Por trinta anos ele reuniu dados e materiais para uma edição crítica das obras da Palestrina, completada em 1908 em trinta e três volumes, dos quais os primeiros dez foram preparados pelo trabalho em conjunto de Th. de Witt, J.N. Rauch, Fr. Espagne, e Fr. Commer. Uma edição similar das obras de Orlando Lasso, realizada por ele em companhia do Dr. Sanberger, ele deixou inacabada. Num tempo de frequentes e veementes controvérsias, das quais ele comumente era o objeto, o Dr. Haberl foi sempre um modelo de caridade.


Fontes

Musica sacra (Ratisbona, 1910); Fliegende Blätter für Kirchenmusik (Ratisbona, 1910); RIEMANN, Musiklexikon (Leipzig, 1908).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *